10 dicas para ser um bom skatista
Confira algumas maneiras de ficar mais satisfeito com o seu role de skate!
A pergunta é simples – Quem não quer se tornar um skatista melhor? A busca pela evolução ocorre comigo, com você, com seu melhor amigo e principalmente com os grandes nomes do skate. Quando falamos em ser um bom skatista, logo pensamos na parte técnica do processo, em mandar manobras de Switch, Nollie, Sequências de Giro na ladeira e por ai vai. Mas há uma grande diferença em ser um bom skatista e acertar várias manobras e suas variações.
Preparamos algumas dicas para melhorar sua experiência na sessão de skate com os amigos, seja na pista, na ladeira, no solo ou em qualquer outro lugar:
1. Compre um skate por impulso
É péssimo comprar algumas coisas por impulso, e depois nunca mais usá-las, mas nesse caso é onde pode nascer um amor pra vida toda. O impulso é, quase sempre, fruto da paixão por alguma coisa. E por que não deixar ele te guiar em algumas ações da vida?
2. Seja educado e interaja
Por mais que o skate é um esporte individual, que você pode praticá-lo sozinho, quase nunca você estará sozinho. Educação é a chave para muitas coisas na vida, por isso, quando chegar para uma sessão de skate não deixe de cumprimentar os locais, elogiar e vibrar com as manobras, emprestar um pedaço de vela, oferecer um gole da sua água – e seja mais feliz consigo mesmo e com seu skate.
3. Respeite o meio-ambiente
Essa dica não é válida apenas para uma boa sessão de skate, mas em qualquer momento de sua vida. Respeitar o meio ambiente, é respeitar a si mesmo, por isso nunca jogue lixo no chão, na pista ou na ladeira. Procure ser consciente e conscientizar os amigos para um ambiente mais limpo e sustentável.
4. Conheça outros lugares
Viajar e sair da rotina é bom demais, né? Faça isso com o objetivo de conhecer novas pistas skate, novas ladeiras, e claro, novos amigos. Se você ama mesmo o esporte, sempre vai encontrar um bom lugar para uma sessão independente da cidade, estado ou País.
5. Skate não é crime
Skateboarding is not a crime. Essa frase estampa camisetas, shapes, adesivos, publicações nas redes sociais. Além de ser um protesto como a própria frase já diz “Skateboarding não é crime”, também é informativa, sabemos que existe preconceito com skatistas, principalmente por parte das autoridades. Mas fique tranquilo que você não está cometendo crime algum andando de skate.
6. Informação é tudo
Muitos especialistas dizem que vivemos na Era da Informação, e não discordamos deles em nenhum momento. Assim como um bom profissional, um bom skatista precisa estar antenado em todas as novidades, sejam elas produtos, manobras, vídeos, dicas, campeonatos ou eventos. Fique sempre ligado aqui no portal Na Ladeira e saiba tudo sobre o universo do skate.
7. Juntos somos mais fortes
A união entre uma tribo é importante para mantê-la viva e forte. Como falamos no item 2, o skate é um esporte individual, que praticamos em grande parte das vezes em coletivo. Então, seja sempre solidário com o próximo, independente do skate, do estilo ou da modalidade, e esteja disposto a fortalecer e preservar o skateboard.
8. Quem não arrisca, não petisca
Arriscar-se a pular de Flip uma escada de 15 degraus parece meio insano, não é? Mas você só saberá o resultado se tentar. Não estamos falando que você deve pular essa escada, mas que deve superar seus limites e persistir nisso. Começar pulando uma calçada, depois dois degraus, um gap, isso vai puxando sua evolução pessoal e muitas vezes você é surpreendido por você mesmo.
9. Tenha seu skate sempre por perto
Um das coisas que te levam a perfeição, é a pratica. Por isso esteja sempre com seu carrinho por perto. Se você tem um carro, fica mais fácil sempre tê-lo no porta-malas, nunca se sabe quando vai aparecer um pico irado para a sessão.
10. Nunca desista
Insistir e persistir em algo que amamos é meio cliche, mas é a realidade. Você pode se sentir um pouco desanimado por estar tentando acertar aquela manobra há um tempo sem sucesso, ou seus amigos preferirem fazer outra coisa ao invés de andar de skate. O importante está dentro de você, sua vontade e persistência, por isso nunca desista!